11

Saúde Beleza Bem-estar

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Benefícios da Terapia Manual: Faça Massagem!!!

Olá pessoal, tudo bem?
Estava lendo uma revista e achei essa matéria sobre Terapias Manuais, vale a pena dar uma lida, o artigo é uma pesquisa do National Center for Complementary and Alternative Medicine dos EUA.


Faça Massagem!
Dr. Wilson Rondó Jr.



-      Sempre fui fã de boa massagem. As vezes, acredito que seja a única maneira de evitar que meus músculos se tornem um grande nó emaranhado. E, se você acha que é luxo pagar alguém para esfregar seu corpo, vou provar que está errado!

-      Confie em mim, vai me agradecer!
Como a  ciência tem demostrado, a terapia de massagem é mais medicina do que prazer e significa bem mais do que relaxar os músculos duros e doloridos. 


Pesquizadores do National Center for Complementary and Alternative Medicine, dos Estados Unidos,
Reuniram amostras de sangue de 53 adultos antes e depois de sessões de massagem de 45 minutos. Destes 29 receberam massagem de tecido profundo – mais intensa, em que se dá mais ênfase à alteração estrutural – e os demais massagem leve. Aqueles que passaram pelo primeiro tipo tiveram decréscimo significativo do cortisol, o hormônio do estresse, e aumento do número de células brancas ( linfócito ), que fazem parte do sistema imunológico, na corrente sanguínea.

O cortisol, hormônio liberado pelas glândulas adrenais, é bom, em pequenas doses, para rápida explosão de energia, aumento da memória e da tolerância à dor, além de fortalecer a imunidade. Porém, muitas pessoas estão em estado constante de estresse, com nível de cortisol alto. Isso significa sistema imune deprimido, diminuição da densidade óssea, decréscimo do tecido muscular, pressão sanguínea alta, função da tireoide reduzida e aumento da gordura estomacal.


Aqueles que receberam a massagem leve também tiveram benefícios, como redução de níveis de corticotrofina, hormônio que instrui a liberação do cortisol. Foi detectado ainda aumento de oxitocina, o hormônio do amor, que facilita ligações entre pessoas.
Com benefícios como redução de pressão sanguínea e melhora do humor e fortalecimento do sistema imune, a questão não é arcar com o custo da massagem. Mas, sim, com as consequências de não fazê-la.
Convencido??

Dr. Wilson Rondó Jr.
Publicado na revista contigo, coluna Viver com Saúde.


Nenhum comentário: